Nutrição Saúde do Beagle

Falta de apetite no beagle: alguns motivos

Parece estranho pensar que o seu cão, que está sempre procurando algo para comer, possa ter perda de apetite! Mas, ao contrário do que você pensa, isso pode acontecer às vezes.

É possível que existam motivos sérios para sua falta de apetite, relacionados com os primeiros sintomas de alguma doença em particular.

Você pode averiguar isto simplesmente levando seu amigo a um veterinário. Geralmente, estas são casos isolados com os quais você não deve ficar preocupado.
É normal às vezes um cão saudável e cheinho, sentado à frente do pote de comida, se recuse a comer.
Vejamos as razões mais frequentes que podem fazer com que seu amigo se recuse a comer.
Se você apresentar um novo alimento para um filhote, ele pode por um tempo evitar comer e até mesmo virar a cabeça quando você aproximar a comida de sua boca.
Quando o cão estiver distraído com outras coisas, ele pode “esquecer” de comer. Um grande exemplo disto? Um cão macho que perceba uma cadela no cio nas proximidades, provavelmente não irá comer.
Outras distrações menores também podem causar perda de apetite. Podemos averiguar, durante suas refeições, se sua atenção não está sendo dirigida para outras coisas.

Se recusar a comer é normal quando seu amigo acabou de terminar uma longa atividade física e está cansado. Vamos dar a ele um tempo para descansar!
Se você optou por colocar sua fêmea para reproduzir, provavelmente ela irá se recusar a comer durante todo (ou maior parte) do dia do parto.
Quando o cão é submetido a stress ambiental, um dos primeiros sintomas pode ser a falta de apetite. Por exemplo, se você tentar alimentá-lo após de uma longa jornada em um lugar que não seja sua casa, ele poderá precisar de algum tempo para adaptação (esse tempo pode variar). Alternativamente, se você o deixar em um hotel para cães onde estejam outros beagles, eles podem se recusar a comer até mesmo por alguns dias.

Se o seu beagle for exigente:

Não é agradável aceitar isto, mas em alguns casos pode ser verdade. Se você deixar o pote de comida sempre cheio e disponível durante o dia todo, ele pode adquirir o mau hábito de beliscar bocados ocasionais e, a longo prazo, nunca terminar completamente uma refeição inteira. Ele pode apresentar episódios de falta de apetite também.

A comida é um desses recursos, então se deixamos o pote cheio de comida disponível o dia todo, mudar este hábito pode ajudar a resolver os seus episódios de perda de apetite.
Encha seu pote apenas nos horários das refeições e o retire após cerca de vinte minutos, estando ele cheio ou vazio. Se você perceber que ele se recusa a se alimentar continuamente e sem razão aparente, ou se você notar sinais ou comportamento físico anormais, então você precisa investigar isso com mais cuidado.
No caso de você não se encaixar em nenhuma das situações descritas acima e se o cão se recusar a comer qualquer alimento nas próximas 48 horas (24 horas se ele for um filhote), façamos uma visita ao veterinário. Pode ser que você esteja demasiadamente preocupado, mas pelo bem do seu amigo, ir ao veterinário nunca é demais!

About the author

Marco Carone

Add Comment

Click here to post a comment

/* ]]> */