Cuidados Básicos Saúde do Beagle

Meu beagle está sempre dormindo!

“Como isso é possível? Todo mundo diz que o beagle é um terror, que não fica parado nem por um minuto… mas o meu beagle está sempre dormindo! Será que ele é saudável?”

Esta é uma boa pergunta. De fato, um beagle que está “sempre dormindo” parece estranho, especialmente porque esta raça é conhecida pela tenacidade, grande energia e pela necessidade de canalizá-la continuamente para atividades construtivas.

A realidade é um pouco diferente dos clichês. Explicando melhor, o sono é (obviamente) uma função fundamental para todos os cães, mas seus ritmos não são os mesmos que os nossos.
Portanto, não há quase nada para se preocupar se o seu beagle parece ser um dorminhoco. Um cão naturalmente divide seu ciclo de sono ao longo de 24 horas ao invés de fazê-lo em uma noite de sono.
Se você ainda tiver dúvidas e achar que tem um cão que “dorme demais”, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a achar uma resposta.
Vamos nos certificar de que ele está saudável!
Parece ser um ponto mais genérico, mas é o primeiro passo que pode acabar com as suas dúvidas. Leve-o para um check-up.
Assim, pedir a opinião de um veterinário pode ajudar você a entender se o seu beagle possui alguma doença da qual o sono excessivo pode ser um dos sintomas.
Um filhotinho de cachorro precisa dormir bastante
Assim como para os humanos, um cão jovem precisa dormir bastante para que o seu cérebro possa se desenvolver ao gravar as experiências vividas durante o dia.
O comportamento clássico de um cãozinho é alternar, de repente, momentos de agitação absoluta com momentos de sono profundo.
Isso é normal e não devemos nos preocupar pois, dormir para o filhote, é uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento saudável.
É por isso que, quando se tem um cãozinho, pode ser útil satisfazer as suas necessidades básicas na parte da manhã antes de ir para o trabalho.
Por exemplo, depois de uma caminhada agradável e seu desjejum, o cão vai ficar calmo e satisfeito. Em seguida, será um prazer dormir durante nossa ausência, fazendo-o suportar muito melhor o fato de estar sozinho.

 

Um cão entediado pode dormir mais do que o habitual
Um dia eu tive uma conversa com uma senhora que queria falar sobre seu cão e uma das primeiras coisas que ela disse foi: “Olha, este é o cão mais sortudo do mundo, está sempre no sofá!”
Me assegurei de que ela não estava brincando e, na verdade, ela realmente acreditava nisso.
No entanto, enquanto para alguns humanos passar o dia todo no sofá seria um sonho, para um cão esta é uma situação negativa.
É claro que, se você estiver sempre na sala, o cão pode até tirar um cochilo no sofá, mas isto seria uma adaptação comportamental a você: estar perto de você significa sentar-se no sofá. Mesmo que isso possa ser confortável, não significa que seja o máximo para a vida dele.
Na verdade, um estilo de vida sedentário se transforma em tédio por um momento.
Muitas vezes, o tédio em um cão não termina em sono, mas às vezes um cão que é privado de ser ativo ou que simplesmente possui um relacionamento fraco (ou mesmo nenhum relacionamento) com os proprietários, pode acabar refugiando-se em um sono excessivo.
De qualquer forma, se você satisfizer suas necessidades básicas todos os dias, e se investir algum tempo em caminhadas, brincadeiras e interação, poderemos ter certeza de que o sono de seu cão será “autêntico” e tão somente o resultado da distribuição de seu ciclo de sono ao longo do período de 24 horas.
Então, não se preocupe se o seu cão parecer dorminhoco. Se ele estiver saudável e se você tem um bom relacionamento com ele, então está tudo bem. Tirar alguns cochilos durante o dia alternando com outras atividades, é normal!

About the author

Marco Carone

Add Comment

Click here to post a comment

/* ]]> */